Como realizar o bloqueio de clientes sem compra a partir de determinado período

Um dos métodos que adotamos para orientar o processo de bloqueio desses clientes é primeiro trocar o código de RCA de todos eles na tabela PCPRODUT. Cadastramos um novo RCA com uma descrição sugestiva, exemplo “CLIENTES COM COMPRAS ATÉ 2012”, depois passamos todos os clientes encontrados para o código desse RCA “Virtual”.

Para verificar os clientes com compra a partir de determinada data pode-se usar um comando simples no banco de dados. No exemplo abaixo listo os clientes com compras até 2012.

select codcli, cliente, codusur1, dtultcomp from pcclient where dtultcomp < '01-jan-2013';

Você poderá ter clientes com a data da última compra nula, então fique atento e também inclua esses clientes na lista, claro que deverá ter em mente a data de cadastro (DTCADASTRO) desse cliente. Se ele estiver cadastrado há meses e a data da ultima compra estiver vazia, pode haver problemas no cadastro ou uma falta de atendimento.

No geral altera-se o código do RCA no campo CODUSUR1 (Código do RCA 1), mas pode ser necessário alterar o CODUSUR2 e CODUSUR3. Se for necessário contato com esses clientes posteriormente pelo Call Center, deverá determinar se é obrigatório ou não a alteração do CODUSUR2 (Código do RCA 2).

Abaixo segue os comandos utilizados para alterar o código do RCA, esse comando pode ser alterado para alterar todas as colunas CODUSUR1, CODUSUR2 e CODUSUR3 :

UPDATE PCCLIENT SET CODUSUR1=NNN WHERE CODCLI=NNNN;

Se for usar uma planilha do excel para gerar o update pode-se usar a fórmula abaixo:

="UPDATE PCCLIENT SET CODUSUR3="&B2&" WHERE CODCLI="&A2&";"

Após ter realizado a alteração dos RCAs para o cliente é necessário realizar o bloqueio dos mesmos. Deverá ser feito o bloqueio, zerado o limite de crédito, trocando a cobrança do cliente para “Dinheiro” e o plano de pagamento para “À Vista”. Algumas observações foram adicionadas para esclarecer o que houve com o cliente.

Exemplo de comando utilizado para bloquear os clientes no cadastro (PCCLIENT):

update pcclient set bloqueio='S', limcred=0, obs='BLOG. UPDATE', codcob='D', dtreglim=sysdate, dtbloq=sysdate, obs2='CLIENTE COM COMPRAS ATE 2012', obs3='BLOQUEADO POR UPDATE', codplpag=1 where codcli=17129;

Fórmula utilizada para gerar o commando sql dentro do excel:

="update pcclient set bloqueio='S', limcred=0, obs='BLOG. UPDATE', codcob='D', dtreglim=sysdate, dtbloq=sysdate, obs2='CLIENTE COM COMPRAS ATE 2012', obs3='BLOQUEADO POR UPDATE', codplpag=1 where codcli="&A2&";"

Dessa forma os clientes são bloqueados e já recebem as observações que indicam que foi efetuado um update manualmente.

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