Quem nunca teve curiosidade de saber como eram alguns sites famosos nos primórdios da internet, eu ainda fico fascinado em ver como tantas coisas mudaram, e graças à Deus para melhor. Se tiver curiosidade em saber como era o Google, a UOL, ou as finadas Ibest e até mesmo AOL o site Wayback Machine pode lhe proporcionar essa vigem ao passado.
Wayback Machine é um banco de dados digital criado pela organização sem fins lucrativos Internet Archive e que arquiva mais de 240 bilhões de página da World Wide Web desde 1996. O serviço proporciona aos usuários a possibilidade de visualizar versões arquivadas de páginas da Web, tal como eram no passado.
Abaixo postei uma foto de como era a página principal da UOL em 23 de Dezembro de 1996. Era uma página muito simples, com o uso de behavior do HTML, com resolução muito baixa 600 pixels de largura, poucos itens na página e praticamente toda criada em HTML. Claro que isso era o máximo na época, onde os navegadores, computadores e a internet eram muito limitados.

Abaixo segue um print da UOL hoje. Atualmente a página da UOL está um pouquinho maior, minto, está enorme! Com no pelo menos 1200 pixels de largura e mais de 6000 pixels de cumprimento. Tirei esse print em 30 de maio de 2013 e dá pra perceber o avanço significativo que a tecnologia proporcionou aos portais nesse período de tempo. Hoje há muito mais informações contidas na página inicial e de maneira dinâmica elas são apresentadas aos usuários.

Poder observar essas características das páginas web com o passar dos anos é muito interessante e dá a possibilidade de acessar sites que já saíram do ar há anos. Se ficou curioso em conhecer, siga o link do Wayback Machine (http://archive.org/).